Festas de São Miguel 2020

Informações

Face à situação pandémica que se vive no país, o Município de Penela não poderia ficar indiferente e, consciente desta realidade, desenhou um programa para a Feira Anual de São Miguel, por forma a cumprir todas as normas definidas pela Direção Geral de Saúde.
Assim, as Festas Anuais de S. Miguel/Fagrip, não se irão realizar este ano, limitando-se o Município de Penela, ao abrigo da legislação em vigor, de organizar a Feira das Nozes e dos Produtos Endógenos, que terá lugar de 25 a 29 de setembro, unicamente para marcar uma data e manter viva uma tradição, criada já no longínquo ano de 1433.
O evento inclui as comemorações das Jornadas Europeias do Património e o encerramento da VII Bienal do Humor d’ Luís Oliveira Guimarães, com a entrega de prémios. Irá ter lugar também, a comercialização de produtos endógenos e de bens de primeira necessidade, com uma animação onde estão representadas, as estruturas profissionais do concelho, tudo isto, num quadro comemorativo de efemérides.
Desta forma, com a realização deste evento, a autarquia pretende dar continuidade ao espírito que norteia transversalmente toda sociedade portuguesa “manter vivo o setor Cultural”.

25 SETEMBRO, SEXTA-FEIRA
Comemorações das Jornadas Europeias do Património
11h00 – Apresentação Pública do Sítio Arqueológico da Villa romana de São Simão, São Simão
21h00 – Apresentação de “As Gentes e os Gestos” projeto de Vídeo e Teatro na Comunidade, pela Companhia da Chanca, Auditório da Praça da República

26 SETEMBRO, SÁBADO
Comemorações das Jornadas Europeias do Património
10h30 – Hora do Conto - Histórias e Memórias por José Craveiro, Biblioteca Municipal de Penela

15h30 – Animação Infantil “Som a Som, Tom a Tom” com Catrapum Catrapeia, Parque Águas Romanas
16h30 – Animação Infantil “Som a Som, Tom a Tom” com Catrapum Catrapeia, Parque Águas Romanas (Segunda sessão)

17h00 – Apresentação do Livro «Villa Romana do Rabaçal – Um objeto de arte na Paisagem – 2ª Edição» de Miguel Pessoa, Pavilhão Multiusos
21h00 – Mário Mata concerto comemorativo dos 40 anos de carreira, Pavilhão Multiusos

27 SETEMBRO, DOMINGO
06h00 – Início da Centenária “Feira das Nozes”
08h30 – Abertura da Feira dos Produtos Endógenos
09h00 – Arruada de Gaiteiros
10h00 – Comemorações das Jornadas Europeias do Património Rota da Romanização em Sicó – Visita Guiada à Villa romana do Rabaçal e PO.RO.S (Condeixa-a-Nova)
15h00 – Animação pela Sociedade Filarmónica Penelense
21h00 – Concerto Grand Pulsar, Pavilhão Multiusos

28 SETEMBRO, SEGUNDA-FEIRA
Comemorações Dia Mundial do Turismo
Comemorações das Jornadas Europeias do Património
10h00 – Atividades com o Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro – Visitas ao património classificado do Concelho de Penela
21h00 – Concerto Duas Chamadas Não Atendidas, Pavilhão Multiusos

29 SETEMBRO, TERÇA-FEIRA
Dia do Município - Feriado Municipal
11h00 – Sessão Solene do Dia do Município, Pavilhão Multiusos
15h00 – VII Bienal do Humor Luís d`Oliveira Guimarães: Visita aos núcleos da exposição
16h30 – Tertúlia Espaço de Humor com os convidados especiais Ricardo Araújo Pereira e Fernanda Freitas, Pavilhão Multiusos
17h30 – Entrega de Prémios, Pavilhão Multiusos
19h00 – Concerto Canções Ibéricas pela Companhia da Chanca, Pavilhão Multiusos

Evento organizado em conformidade com as orientações da DGS.
O acesso aos espetáculos é gratuito.
Obrigatório a reserva do bilhete, de forma a assegurar as condições de segurança, designadamente, a regra para a ocupação máxima dos espaços previsto no Plano de Contingência do evento.

Início - Término

25/09/2020 - 29/09/2020