Ampliação da rede de abastecimento de água no Município de Penela

Ligação da rede de abastecimento de água a mais de 1000 pessoas do concelho de Penela passa a estar ligada ao sistema em alta, num investimento municipal superior a 978 mil euros com uma comparticipação de 832 mil euros do Portugal 2020.

A intervenção vai beneficiar as populações de Besteiro, Rabaçal, Fartosa, Ordem, Legacão, Podentes, S. Domingos, Vendas de Podentes, Aradas, Casinha, Gateira, Vouzela, Fonte Redoiça, Póvoa, Chão de Ourique, Galega, Taliscas, Algarinho, Ferrarias, Portancho, Revalvito, Carregã, Freixiosa, Serradas, Dueça e São Simão, através da ligação do serviço público de abastecimento de água ao sistema “em alta” a partir da ETA de Cancelas.

Esta operação irá permitir salvaguardar a proteção dos valores ambientais garantindo o cumprimento dos objetivos decorrentes do normativo nacional e comunitário e uma abordagem integrada na prevenção e no controlo da poluição provocada pela atividade humana e pelos sectores produtivos. Com um investimento total elegível de 978.976,27 euros, vai beneficiar de uma comparticipação do Fundo de Coesão (FC) de 832.129,83 euros, na sequência da candidatura, agora aprovada, apresentada pelo Município ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

São mais de oito quilómetros de condutas adutoras, dois reservatórios e duas estações elevatórias, que vão servir mais de 1000 habitantes, garantindo o reforço do fornecimento de água em quantidade e em qualidade, permitindo reduzir em 30,15% as ocorrências de falhas de abastecimento.

A operação aprovada para o Município de Penela enquadra-se na prioridade de investimento no setor da água visando o cumprimento do objetivo especifico de” otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas existentes, garantindo a qualidade do serviço prestado ás populações e a sustentabilidade dos sistemas no âmbito do ciclo urbano da água”. Enquadrada na tipologia de ação “ Fecho de sistemas de AA em baixa e para otimização da utilização da capacidade instalada e da adesão ao serviço” contribui claramente para o cumprimento do objetivo específico, na medida em que com esta ação iremos proceder à alteração das origens de água, das localidades referidas, de forma a evitar a sobre-exploração de lençóis de água subterrânea; garantir um serviço de qualidade diminuindo as ocorrências de falhas de abastecimento e contribuindo para a otimização das infraestruturas em “Alta”.

FICHA DE PUBLICITAÇÃO

03/02/2017