Distinção a empresas reflecte a dinâmica empresarial de Penela

Na passada semana, foi divulgada pelo IAPMEI a lista de empresas distinguidas com o estatuto de PME Líder e PME Excelência 2016.
Nas edições anteriores, o distrito de Coimbra distinguiu 58 PME Excelência 2015 e 77 PME Excelência 2014, num total nacional de 1509 e de 1847, respetivamente. Agora, na lista de PME Excelência 2016 (estatuto baseado no desempenho de 2015) divulgada, o distrito de Coimbra baixa para 57 empresas, não acompanhando a tendência nacional de acréscimo do número de empresas distinguidas (1787). A distinção, atribuída anualmente pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), em parceria com o Turismo de Portugal e os principais bancos a operar no mercado português, baseia-se na análise de um conjunto de critérios (alguns de natureza específica para o sector do turismo), em que, sobressaem, entre outros parâmetros, a autonomia financeira, posição no sistema de garantia mútua ou o aumento de volume de negócios face ao ano anterior.
O concelho de Penela, mantém esta tendência com o aumento de mais empresas a adquirir o estatuto de PME Líder e a igualar o número de PME Excelência face ao ano anterior, reforçando assim o estatuto do concelho do distrito de Coimbra com mais PME Excelência per capita. Penela obteve um registo de 9 empresas que atingiram o estatuto de PME Líder 2016 e destas empresas 3 alcançaram o estatuto de PME Excelência 2016, as quais, representaram em 2015, aproximadamente 56 Milhões de Euros de faturação e empregaram cerca de 410 trabalhadores. Nas edições anteriores, Penela registou 7 empresas PME Líder 2015 e PME Líder 2014, das quais 3 empresas alcançaram o estatuto de PME Excelência 2015 e 2 PME Excelência 2014, respetivamente.
O Município de Penela congratula-se com esta distinção, que é sujeita a uma avaliação de critérios muito apertados e rigorosos, o que nos confere uma elevada consideração e orgulho pela dinâmica do tecido empresarial penelense.
Neste sentido, o tecido empresarial de Penela vislumbra um futuro promissor devido às recentes interações que propõem dinamizar este ecossistema empreendedor através da recente constituição da associação empresarial NEP - Núcleo Empresarial de Penela, dos investimentos públicos efetuados na Zona Industrial de Penela, nas incubadoras smARTES e HIESE, de todos os investimentos privados realizados pela empresas penelenses que têm contribuído para a criação de novos postos de trabalho, e da necessidade de aprovar a expansão da Zona Industrial da Louriceira para fazer face à procura de novos espaços de acolhimento empresarial.

Queremos assim felicitar cada uma das empresas distinguidas e expressar os sinceros desejos de renovação desta prestigiada distinção empresarial. Sendo as seguintes:

● SIRL - Simões & Rodrigues, S.A. (PME Excelência 2016)
● Hélder Domingues Félix - Sociedade Unipessoal, Lda. (PME Excelência 2016)
● LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS JOSÉ MANUEL CHAU, S.A. (PME Excelência 2016)
● FRIJOBEL - Indústria e Comércio Alimentar, S.A.
● ABEL LOURENÇO FREIRE - Comércio de Madeiras, UNIPESSOAL, Lda.
● SERQUEIJOS PIMENTA - Fabrico de Queijos do Rabaçal, Lda.
● PENELATERRAPLANAGENS - Desaterros e Terraplanagens, Lda.
● FOESPE - Corte e Abate de Árvores, Lda.
● CALADO & DUARTE, Lda.

16/03/2017