Queijo e romanos foram imperadores no Rabaçal

• Queijo e romanos foram imperadores no Rabaçal

A vila do Rabaçal acolheu, no dia 30 de abril, mais uma edição do Mercado do Queijo e dos Romanos com a presença de cerca 50 expositores e milhares de visitantes. Apesar da chuva, o evento foi um sucesso. A organização, a cargo do Município de Penela, da União de Freguesias S. Miguel, Sta. Eufémia e Rabaçal e da Aprorabaçal, alterou a localização do evento para o campo de futebol onde, numa tenda de grandes dimensões, garantiu as melhores condições, tanto a expositores como a visitantes.

No decorrer do programa realizaram-se as V Jornadas de Lacticínios, onde Luís Matias, presidente da Câmara Municipal de Penela frisou a importância dada ao queijo Rabaçal e aproveitou para apresentar o Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro que vai juntar os três queijos DOP (Denominação de Origem Protegida) da região Centro - queijo Rabaçal, Beira Baixa e Serra da Estrela, numa candidatura a uma Estratégia de Eficiência Coletiva, financiada por fundos comunitários.

De praxe, foi uma vez mais, degustado o maior queijo Rabaçal, produzido pela Serqueijos este ano com 500 litros de leite e pesando 58 kg fazendo as delicias das centenas de pessoas que nos visitavam.

O momento alto da feira decorreu com as recriações históricas protagonizadas pela companhia de teatro Vivarte, momentos únicos que ilustraram os “tempos vividos na época romana” e a 12º edição do Festival de Folclore, sendo anfitrião e promotor, o Rancho Folclórico do Rabaçal.

02/05/2017