Câmara Municipal de Penela

Sete ideias selecionadas para o Smart Rural Contest 2017

  • Sete ideias selecionadas para o Smart Rural Contest 2017
  • Sete ideias selecionadas para o Smart Rural Contest 2017
  • Sete ideias selecionadas para o Smart Rural Contest 2017
  • Sete ideias selecionadas para o Smart Rural Contest 2017
  • Sete ideias selecionadas para o Smart Rural Contest 2017
  • Sete ideias selecionadas para o Smart Rural Contest 2017
  • Sete ideias selecionadas para o Smart Rural Contest 2017
  • Sete ideias selecionadas para o Smart Rural Contest 2017
  • Sete ideias selecionadas para o Smart Rural Contest 2017
  • Sete ideias selecionadas para o Smart Rural Contest 2017
  • Sete ideias selecionadas para o Smart Rural Contest 2017
  • Sete ideias selecionadas para o Smart Rural Contest 2017


O Concurso de Ideias de Negócio “Smart Rural Contest” é uma das ações do projeto ”Smart Rural, Smart HIESE” promovido pela IPN Incubadora, tendo como região piloto o Município de Penela. O objetivo deste concurso é sustentar um processo de candidaturas que permita identificar e selecionar ideias de negócio adequadas à prossecução dos objetivos estratégicos do projeto SRSH; premiar as melhores ideias de negócio, promover a sua valorização pela comunidade e implementá-las no HIESE.
No passado dia 27 de julho, realizou-se o Pitch das 7 ideias seleccionadas, das 9 apresentadas a concurso, sendo o vencedor conhecido em data a anunciar.
A entrega formal aos premiados será na sessão do Rural Open Days, no dia 21 de setembro, no HIESE.

Projectos no Pitch:

NUMEN

A Numen é uma startup inovadora de índole tecnológica que explora uma nova forma de desenvolvimento de engenharia baseada em fenómenos que ocorrem na Natureza. A aplicação das tecnologias Numen foca-se na otimização, adaptação e evolução de sistemas. Neste momento, o projeto Numen concentra-se no desenvolvimento de Painéis Solares Térmicos que visam um melhor aproveitamento da captação da energia solar e dos recursos envolvidos, tornando assim o nosso equipamento pioneiro neste segmento de mercado.

DignusCare
A Dignus Care é uma aplicação desenvolvida para facilitar a análise das mudanças de necessidades e objetivos, desde a idade pediátrica até ao sénior. Assim, esta ferramenta, centrada nos cuidados em ambulatório destina-se à pessoa alvo de cuidados, sejam elas crianças ou adultos, às famílias e aos profissionais de saúde. Facilitando o acesso a toda a informação relativa à doença, esta aplicação permite o registo diário de sinais vitais e sintomatologia associada, dando suporte ao profissional de saúde para uma melhor gestão e acompanhamento contínuo de todo o processo. Desta forma, será possível, em certos casos, a diminuição do número de entradas na urgência, bem como do número de internamentos nas unidades de saúde. Isto, em conjunto com a componente de literacia em saúde, irá promover um maior conhecimento das pessoas cuidadas sobre a sua doença, medidas que deve adotar e respeitar para o restabelecimento do seu estado de saúde, acompanhamento e esclarecimento na toma de medicação, efeitos secundários e interacções que possa ocorrer. O cruzamento de todos os dados e consequente análise pormenorizada dos mesmos, dará o suporte necessário a uma melhor prestação dos cuidados em ambulatório e utilizando mecanismos de análise de dados e inteligência artificial, tornarão possível não só gerar alertas como também apoiar os profissionais na decisão médica, por exemplo, prevendo cenários de doença ou efeitos secundários de determinada medicação.

TOAL
A gama Toal resulta do objetivo de transformar subprodutos das indústrias de queijo e hortofrutícola em alimentos saudáveis e nutritivos, traduzindo-se em duas ecobebidas totalmente naturais, sem corantes nem conservantes. A confeção dos produtos assenta na utilização do soro excedente do fabrico de queijo, um subproduto bastante poluente, e morangos que não têm calibre suficiente para venda ao consumidor final, a designada "fruta feia". Foram desenvolvidas duas bebidas inovadoras, parecidas com iogurtes líquidos e sumo de fruta, que apenas diferem no conteúdo: uma de caráter proteico e outra energético. As duas bebidas, praticamente isentas de gordura, são ricas em antioxidantes e probióticos, que auxiliam na manutenção do sistema imunitário e trato gastrointestinal. Toal Energia é constituída por açúcares essenciais, bem como os seus pequenos péptidos (pequenas proteínas de fácil absorção) exercem funções ao nível do sistema cardiovascular, nomeadamente no controlo da pressão arterial. Toal Proteína é rica em proteínas de alto valor biológico, das quais se destaca a leucina, essencial no processo de crescimento muscular aliado à diminuição da acumulação de gordura corporal. Evidencia-se o facto de ambas as bebidas constituírem alternativas saudáveis para o consumidor e que não prejudicam o meio ambiente. Pelo contrário, no caso do soro proveniente do fabrico do queijo, contribui-se para mitigar um problema ambiental, evitando que este entre na rede de águas. Já no caso dos morangos, ao aproveitar esta fruta que não é vendida ao consumidor final, combate-se o desperdício alimentar.
A grande inovação destas ecobebidas assenta no facto de se aproveitar todas as propriedades do soro: proteínas, água e açúcares e de não exigir um processo de confeção complexo.
A marca Toal é para todos e não deixa de parte aqueles cujas necessidades nutricionais são especiais e por isso as suas bebidas são adaptadas a intolerantes à lactose, celíacos, vegetarianos e flexitarianos.

NHAMi
NHAMi I Innovate Artisan Food pretende reinventar os sabores tão tradicionais do nosso país, trazendo-lhes novos sabores, novas aplicações e novos apreciadores. NHAMi apresenta ao consumidor mais exigente e global o casamento perfeito entre tradição e inovação em produtos totalmente portugueses oriundos de pequenos produtores locais e artesanais em preciosa cooperação com os mais distintos Chef´s .
Inovar Sabores Tradicionais é NHAMi!

Smart Composite Solutions
A SMART COMPOSITE SOLUTIONS visa desenvolver produtos em SMART COMPOSITE (SC), um material tecnológico inteligente. Solução integrada de equipamentos, valoriza a otimização estrutural e composição material. Com carácter inovador, a gama de aplicação deste material a diferentes equipamentos é ampla, tendo como primeira abordagem o desenvolvimento e comercialização de cubas de armazenamento e fermentação de vinho, Cubas WineTank WT.
No SMART COMPOSITE, as cubas WT apresentam um design versátil e moderno, adaptável à medida do cliente, e reduzem o peso até 5 vezes relativamente a outro material de base ligante hidráulico, facilitando amplamente o seu transporte e exportação.
O material SC permite o processo de micro-oxigenação, fator fulcral na qualidade do vinho durante a vinificação, estágio e envelhecimento. A inércia térmica é elevada, garantindo maior constância de temperatura do vinho, condição essencial para a manutenção das suas propriedades fenólicas e sensoriais.
A solução das cubas WT permite: colmatar as lacunas existentes na utilização das cubas de INOX pela ausência de microoxigenação natural e inércia térmica muito reduzida (praticamente nula); a produção de vinhos de qualidade superior a um custo inferior ao uso da madeira, sem detrimento da garantia de boas condições de durabilidade; resolve as dificuldades associadas ao peso, limpeza e durabilidade do cimento e betão tradicionais.
O carácter inovador das cubas WT traduz-se também na apresentação de fichas técnicas de produto, com especificação e quantificação dos parâmetros enológicos relevantes.
Além da inovação tecnológica do conceito do produto, faz parte da SCS a inovação tecnológica no método de produção. Com um sistema de moldagem e acoplagem de reutilização sistemática, mais eficiente e limpo, a sua produção permite que o produto seja colocado no mercado a preços competitivos em relação às cubas existentes no mercado atual, garantindo características enológicas superiores.

EcoXperience
A EcoXperience é um projeto de valorização ambiental que pretende oferecer a familias e empresas a possibilidade de transformar resíduos em produtos úteis no dia-a-dia, de forma a estimular os valores da sustentabilidade e do desenvolvimento ecológico. Atualmente, comercializa um produto educativo da sua tecnológia que transforma o óleo alimentar usado em sabão líquido dermatologicamente testado e 100% biodegradável. A empresa encontra-se muito focado no desenvolvimento de novos produtos de limpeza através do óleo alimentar usado, pretendendo democratizar o processo através das suas inovadoras cápsulas saponificadoras permitindo um ganho económico ao utilizador.

ExperTree
A ideia de negócio da ExperTree surge tendo em conta o Caminho, a Paixão, as Necessidades e o Querer-Fazer-Acontecer. Em Natureza!
O que fazemos:
-Construção e exploração de um Parque de Arborismo:
Construção e Exploração de um Parque de Arborismo no Parque Verde da Quinta da Cerca - Espinhal.
-Organização de actividades de Animação Turística "à lá carte":
Actividades na Natureza em regime “à la carte”, isto é, estruturadas e planificadas de acordo com o cliente. Exemplo: Escalada em Árvore, Acampamento em Altura, Trail Running (Guiding), Escalada e Rappel, Canyoning, Espeleologia, Passeios de BTT, Trekking, Team Building e Outras. No futuro Actividades de Turismo Acessível.
Pequenos a grandes grupos de interesse nas actividades de natureza. Em Pessoas que já descobriram que a Natureza, o Verde, o Meio Rural e as Árvores têm muitíssimo para oferecer. Diversificadamente!
-Construções em madeira (pontes, tree houses, etc):
Construção de Parques de Arborismo, Pontes de Madeiras, Passadiços e outros. Construção de Tree Houses, Casas de Madeira, Parques Pedagógicos e Parques Infantis e outros similares.
-Organização de Actividades Desportivas, Exercício Físico e Eventos de Trail Running:
Organização e promoção de eventos Desportivos, Pedagógicos e Turísticos. Especificamente Actividades de Ginásio, Provas competitivas de Trail Running, Caminhadas, acções de formação que o foco tenha por base o meio natural.
A actividade da jovem empresa e do jovem empreendedor assenta a um apelo natural, ecológico, sustentado em grande parte pela Natureza. É a partir dela que queremos ver os Clientes ter Emoções e Experiências com Sentido, justamente, em Natureza.



Data

27/07/2017

Partilhar notícia