Penela recebeu alunos do Erasmus+

• Penela recebeu alunos do Erasmus+

A Escola Básica Infante D. Pedro (Penela) recebeu, nos dias 21 a 28 de abril, um grupo de alunos das escolas de Neuviller-la-Roche (França), de Skofja Loka (Eslovénia) e de Màgherani (Roménia), no âmbito do Programa de Intercâmbio Europeu Erasmus+, denominado “Os Jovens, Racismos e Diferenças: Memória e Tolerância na Democracia Europeia”.
O trabalho desenvolvido, durante a estadia em Penela incidiu, sobretudo, no racismo e a intolerância. Nesta temática, a escola anfitriã debruçou-se sobre a integração dos refugiados e de pessoas de outras nacionalidades, a Eslovénia abordou a Guerra da Independência, a Roménia discutiu a pluralidade de religiões e a França debateu o antissemitismo e o racismo. No final, resultou uma exposição de trabalhos e uma projeção de fotos e vídeos efetuados por todos os países participantes, foram efetuadas várias sessões de trabalho e elaboradas apresentações, conclusões e um charter de boas práticas de "como viver em conjunto" e ainda houve tempo, para uma visita a vários locais turísticos do concelho de Penela, bem como, da Figueira da Foz e de Coimbra.
Os alunos participantes, neste projeto, têm entre os 13 e os 25 anos, e tem por base estabelecer contactos que permitam partilhar conhecimentos no que diz respeito ao tema do projeto e contactar com a realidade de cada país.

09/05/2018