Câmara Municipal de Penela

Voto de Pesar pelo falecimento do conterrâneo Dr. António Arnaut

Voto de Pesar pelo falecimento do conterrâneo Dr. António Arnaut


António Duarte Arnaut foi sempre um Homem de Penela, um Homem nascido na Cumeeira como sempre fazia questão de referir, onde “as pessoas comiam o pão duro dos dias sem sol, viviam à míngua e morriam, em regra, sem assistência médica” …

Estes tempos ásperos que viveu – o filho do sapateiro, que se fez Ministro da Nação, Escritor, Advogado – forjaram o Homem que se tornou numa incontornável referência dos nossos dias.

O Homem de luta pelas causas em que se revia e que acreditava fundamentais para um mundo melhor. Um mundo em que os seus valores mais caros – Liberdade, Igualdade e Fraternidade – fossem além das palavras, num permanente combate às, muitas vezes consideradas, pequenas injustiças, porque como descreve nas Noites Afluentes:

“Não me conformo com as pequenas injustiças. Aceito as grandes, porque são inevitáveis, como as catástrofes, e atestam a impotência dos deuses. Aquela criança, descalça, apenas precisava de uns sapatos. Se tivesse nascido sem pés, não era tão grande a minha revolta.”

Foi nesta atitude de permanente inconformismo com as “pequenas injustiças” que construiu todo o seu percurso de vida, sustentado em elevados princípios de cidadania que sempre foram o seu guia de ação enquanto cidadão comprometido, advogado esclarecido, político destemido e escritor de invulgar sensibilidade.

A partida, hoje conhecida, do Dr. António Arnaut deste mundo dos vivos constitui uma perda irreparável para Penela, para Portugal e para o Mundo. Fica-nos a obra e fundamentalmente o grande exemplo de verticalidade, de princípios e de valores que sempre constituíram a matriz inalienável do seu percurso de vida.

Cabe-nos a todos, honrar esse legado e transmiti-lo, também pelo exemplo, às gerações vindouras.

A Câmara Municipal de Penela, reunida hoje em sessão ordinária, deliberou, por unanimidade, aprovar o presente voto de pesar pelo falecimento do conterrâneo Dr. António Duarte Arnaut, e manifestar profundas condolências á família e ao Partido Socialista de que foi fundador.



Data

21/05/2018

Categoria

Atualidade

Partilhar notícia