Penela recebe Acampamento Nacional de Desbravadores

• Penela recebe Acampamento Nacional de Desbravadores

Jovens de todo o país, entre os 12 e os 15 anos regressam a Penela pelo segundo ano consecutivo, para mostrar as suas actividades às diversas associações e entidades da região.
Todos os anos os Desbravadores portugueses, integrados na Associação da Juventude Adventista, realizam uma grande atividade nacional no município da Figueira da Foz. Este ano, voltaram a fazê-lo, mas repartindo o grande Acampamento Nacional entre a Costa de Lavos e Penela.

Desta forma cerca de 250 jovens puderam percorrer os trilhos que ligam a Praia Fluvial Da Louçainha à Vila do Espinhal, maravilhando-se com a beleza natural que esta região oferece.

Instalados no Pavilhão Multiusos Municipal, os Desbravadores deslocaram-se até ao Complexo Desportivo S. Jorge, onde ajudaram na pintura dos muros.

Na Escola Infante D. Pedro, o grupo recebeu cerca de 150 adultos e jovens, provenientes das mais diversas entidades, CERCI Penela, Associação Quinta das Pontes, crianças do ATL da Santa Casa da Misericórdia e jovens do programa "Férias Desportivas" da Câmara Municipal de Penela, os quais puderam participar em diversos workshops, tais como, ordem unida, nós e amarras, sobrevivência, campismo, alimentação saudável, música, tendas e ainda as insígnias e símbolos da farda dos desbravadores.

Na noite de despedida, o Vice-Presidente da Autarquia Rui Pereira, deu uma autêntica aula de cidadania aos jovens, respondendo a 12 perguntas feitas por 12 desbravadores. Na cerimónia de encerramento à luz de tochas, que teve lugar no Castelo de Penela, marcaram ainda presença os vereadores Rafael Baptista e Eugénia Gomes.

Este evento serviu ainda para anunciar ao Concelho a criação do primeiro clube de Desbravadores de Penela.

27/07/2018