Câmara Municipal de Penela

"Curso de Salvamento e Resgate em Valas” decorre nos Bombeiros de Penela



Encontra-se a decorrer nos Bombeiros Voluntários de Penela, o primeiro “Curso de Salvamento e Resgate em Valas” em Portugal, com a participação de 17 formandos dos Bombeiros de Penela, de Portimão e de Vila do Conde, da Escola Portuguesa de Salvamento e da Comunidad de Madrid. A formação está a ser ministrada por dois instrutores da Costa Rica especialistas em salvamento técnico.

Com quarenta horas de formação que são ministradas em cinco dias, os participantes ficarão dotados de conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitem proceder ao salvamento ou resgate, em segurança, de vítimas em cenários de acidente em vala, desenvolvendo as diferentes técnicas de análise de risco, contenção, proteção, estabilização, escoramento e extração de vítimas.

A organização deste Curso, pioneiro em Portugal, obrigou à construção de uma vala técnica (simulador) no Campo de Treinos dos BVP, de forma a garantir todas as condições de segurança aos formandos e formadores na realização das técnicas em valas profundas (com e ou mais metros). Este simulador permite formar elementos no escoramento de valas retas e com interseções em "L" e "T".

O Curso decorre com todo o apoio logístico e de organização numa estreita parceria entre os Bombeiros de Penela, a Heavy Rescue Portugal e a Rescate Urbano de Costa Rica.



Data

22/02/2019

Categoria

Proteção Civil

Partilhar notícia