Aviso à População – PERIGO DE INCÊNDIO RURAL

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevê-se a manutenção do agravamento do risco de incêndio, para hoje e amanhã (24 e 25 de julho), face à subida gradual da temperatura máxima e à diminuição da humidade relativa. Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável: Tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

Para quarta-feira, dia 24 de julho:

• Humidade Relativa do Ar com valores próximos de 10 a 20% nas regiões do interior e no sul durante a tarde, sem recuperação noturna em alguns locais do interior e sotavento algarvio.
  • Inversões térmicas nas terras altas do interior Norte e Centro.
  • Ligeira subida da temperatura máxima (entre 2 a 6 ºC).
  • Vento moderado do quadrante oeste durante a tarde e por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas no início da noite.

Para quinta-feira, dia 25 de julho:

• Humidade Relativa do Ar com valores inferiores a 35% no interior e sotavento algarvio.
  • Vento moderado do quadrante oeste, a soprar temporariamente forte (até 40 km/h) nas terras altas a partir da tarde.
  • Ligeira descida das temperaturas máximas (2 a 6°C) e mínimas nas regiões do interior.
  • A partir da tarde, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca nas regiões do Minho e Douro Litoral.

MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível ELEVADO, está proibida a realização de queimadas.
Para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível MUITO ELEVADO, não é permitido (a):

•  Realização de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
  •  Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
  •  Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
  •  O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
  •  Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
  •  A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANEPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

AVISO ANPC

24/07/2019