Festas de São Miguel terminaram e ajudaram a potenciar toda a região

• Festas de São Miguel terminaram e ajudaram a potenciar toda a região

Penela esteve em festa durante quatro dias (26 a 29 setembro) com a anual Festas de São Miguel.

Milhares de pessoas visitaram a FAGRIP – Feira Agrícola, Comercial e Industrial, a Feira da Gastronomia e, ainda, as contemporâneas Feira das Nozes e Feira das Cebolas, gerando um momento único de afirmação da vitalidade social, económica e cultural do território de Penela.

A noite das associações “Penela EnCanta” abriu portas às Festas de S. Miguel, na quinta-feira. Na sexta-feira, dia 27 de setembro a noite começou com a inauguração da FAGRIP que além da vertente agrícola, comercial e industrial, contemplou iniciativas dedicadas ao artesanato e gastronomia protagonizada, pelo Rancho Folclórico do Rabaçal e Clube Desportivo e Recreativo Penelense, com as Tasquinhas. O vasto programa de animação, com a realização de espetáculos de natureza cultural e artística que terminou no domingo, dia 29 de setembro, dia do Município, também convidaram milhares de pessoas para o evento, mas foi com o espetáculo de sábado à noite, dos Anjos que o recinto esgotou.

O certame contou com a participação de cerca de 80 expositores. Selecionados, com o intuito de haver expositores que caracterizam o melhor do concelho, nomeadamente todas as atividades económicas que fazem girar a economia concelhia.

Luis Matias, presidente da Câmara Municipal de Penela fez questão de sublinhar, no seu discurso, na Sessão Solene do Dia do Município a importância do tecido económico do concelho, relembrando que Penela, em 2018, foi o Município da Região de Coimbra com mais PME líder “per capitacomum volume de negócios de 122 Milhões de Euros e que emprega cerca de 1300 pessoas.

Desfile de Moda é já uma marca do São Miguel

O Penela Fashion, também ele já uma marca do S. Miguel, encantou os penelenses e os seus visitantes. O parque de águas romanas voltou a encher para o segundo dia de festa, com muita elegância e glamour. Este ano, para além de quase meia centena de modelos, de várias idades, o evento contou também, com a participação especial dos modelos e atores Luís Garcia e Raquel Sampaio e ainda, da conhecida locutora de rádio e blogger Catarina Miranda que fez a apresentação da noite. Foram as crianças que protagonizaram o primeiro desfile da noite, percorrendo sincronizadamente uma carpete vermelha. De seguida, foi a vez de os adultos subirem ao palco e desfilarem com as novas tendências de Outono/Inverno das lojas Damodas e Rosmoda. O desfile contou também com performance do Saxofonista Zé Guilherme – Saxfunk.

Feira das Nozes
A Feira das Nozes que teve lugar no domingo, dia 29 de setembro, criada por D. Duarte no ano de 1434, depressa se tornou numa feira de referência no território e foi ganhando espaço em atividades económicas, até unir com a atual e já mencionada FAGRIP, cuja primeira edição data de 1993. Afirma-se cada vez mais como um evento de capital importância no âmbito da dinamização socioeconómica da Região Centro.

02/10/2019

Feira de S. Miguel, Eventos, FAGRIP