Penela Presépio prolongado até 12 de janeiro

• Penela Presépio prolongado até 12 de janeiro

O Penela Presépio vai continuar aberto, até ao próximo dia 12 de janeiro, prolongando por mais uma semana o evento, para compensar os visitantes pelo encerramento temporário de 20 a 24 de dezembro, devido ao mau tempo.

As condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir nos dias 20 e 21 de dezembro causaram danos significativos na tenda que “acolhe” o maior presépio animado e obrigaram a uma interrupção nas visitas, uma vez que a organização não conseguiu garantir, durante esse período, uma visita segura e confortável, no entanto, manteve aberto ao público, sem quaisquer restrições, o Presépio Tradicional do Espinhal e o Museu do Rabaçal.
Envoltos pelo espirito natalício, uma vasta equipa de colaboradores do Municipio, da empresa responsável pela tenda e de alguns voluntários, voltaram a erguer o presépio no interior do castelo de Penela que reabriu, no dia de Natal.
O Penela Presépio de portas abertas, desde o dia 30 de novembro, representa diversos quadros representativos da época do Natal através das novas tecnologias, com quase quatro centenas de figuras animadas, numa área coberta de 900 metros quadrados e que retrata os vários momentos bíblicos que contam a história do nascimento de Jesus Cristo.
Promovido pela Câmara Municipal, com a colaboração da Junta de Freguesia do Espinhal e a União de Freguesias de São Miguel, Stª Eufémia e Rabaçal, o Penela Presépio inclui o Presépio Tradicional do Espinhal, o Presépio ao vivo, uma exposição de presépios, o Mercadinho de Natal, com produtos de agricultura tradicional e familiar. O evento inclui ainda animação de rua, atividades infantis, ateliers de reutilização de materiais, espetáculos musicais e o “comboio de Natal”.

PRESÉPIO ANIMADO NO CASTELO
Local: Castelo de Penela
Mais de três centenas de figuras compõem o maior presépio animado, instalado no castelo medieval de Penela, que ganha vida com o recurso a tecnologia e a impressões 3D, contando “histórias” do tempo que antecedeu o nascimento de Jesus. O presépio, diferente a cada ano, demora cerca de dois meses a construir.

PRESÉPIO TRADICIONAL DO ESPINHAL
Local: Mercado do Espinhal
Feito por artesãos locais, o Presépio Tradicional do Espinhal, criado no interior do Mercado do Espinhal, representa as gentes e o património da freguesia numa réplica que muito orgulha os seus habitantes. No piso inferior, o mundo dos comboios permite uma viagem pelo imaginário dos visitantes mais novos e não só!

PRESÉPIO AO VIVO
Local: Castelo de Penela – Quintal das Lapas
O presépio ao vivo, representativo do presépio tradicional, com ritmos e rotinas do quotidiano hebraico - labores e artesanato, comércio e costumes - recria, num despojamento fantasioso da época do nascimento de Jesus, a moldura cenográfica de um povo submetido ao poderoso império Romano.
Sábado, domingo e feriados: 10h00 – 17h00

MERCADINHO DE NATAL
Local: Castelo de Penela
Os produtos típicos da região pontuam no mercado de agricultura tradicional e familiar, onde também não falta o artesanato urbano e local, promovendo as artes tradicionais e os produtos endógenos.

COMBOIO DE NATAL
Local: Vila de Penela
Levando-o numa viagem mágica, o Comboio de Natal funciona como uma plateia móvel que percorre as principais artérias da vila de Penela, entre a Praça da República e o Parque das Águas Romanas.
Nota: no caso de se verificarem condições atmosféricas adversas o comboio poderá não estar em funcionamento.

EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS
Local: igrejas Espinhal e Penela (Santa Eufémia e São Miguel)
Fruto de um desafio feito à comunidade concelhia, a mostra de presépios distribui-se pelas igrejas do Espinhal e Penela (Santa Eufémia e São Miguel), onde podem ser visitados todos os dias.

ANIMAÇÃO INFANTIL
Local: Castelo de Penela – Tenda exterior
Destinado aos visitantes mais jovens, animadoras caracterizadas executam pinturas faciais e modelagem de balões. Os nossos contadores de histórias vão contar muitas “estórias” de estrelas especiais, estrelas perdidas, estrelas que caiem, estrelas misteriosas… Porque todos precisamos de uma estrela de natal a iluminar o nosso caminho… Até Penela!
dias úteis sob marcação

ANIMAÇÃO DIVERSA
Nos centros históricos de Penela e Espinhal haverá muita animação, atores e farsantes, malabaristas, dançarinos, mágicos, ilusionistas… criando momentos de permanentes animação teatral e musical.
Sábado, domingo e feriados: 10h00 – 18h00

ESPAÇO DA SUSTENTABILIDADE
Atelier de reutilização – oficina da reciclagem, dinamizada pela ERSUC, com objetivo de sensibilizar os mais novos para a possibilidade de fazer arte, construir decorações de natal, construir brinquedos aplicando a politica dos 3R’S: Reduzir, Reutilizar e Reciclar de forma criativa transformando o "velho" em "novo"!
Sábado, domingo e feriados: 10h00 – 18h00
dias úteis sob marcação

PREÇÁRIO
Dias úteis:
Adultos: 3€
Crianças até 5 anos: Grátis
Crianças 6 aos 12 anos: 2€
Famílias (2 adultos + 2 crianças): 7€
Grupos (+15): 2€* (por pessoa)
Comboio: 1€ (por trajeto)

Fins de Semana e Feriados:
Adultos: 4€