Câmara de Penela limpa floresta em zonas de risco elevado

• Câmara de Penela limpa floresta em zonas de risco elevado

A limpeza de terrenos e execução das faixas de proteção das edificações é obrigatória e fundamental, para a prevenção dos incêndios florestais.
Depois das ações de sensibilização junto da população do concelho de Penela que decorreram no primeiro trimestre do ano passado, designado “Um dia na Aldeia” inserido no programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Municipio de Penela identificou as zonas de maior risco de incêndio e procedeu ao inicio da limpeza dos lugares de Carvalhal da Serra, Porto Judeus, Casalinho, Várzea Longa e Zona Industrial de Penela.
Os trabalhos que se encontram a decorrer, contemplam as normas prevista na lei, nomeadamente, o corte de pinheiro bravo e eucalipto, com afastamento entre copas de 10 em 10 metros, no caso de outras espécies florestais e da vegetação arbustiva e herbácea, com afastamento de 4 em 4 metros. A área total a intervencionar, rondará os 37,32 hectares e corresponde a um investimento de 52.248,00€, pelo Município de Penela.

10/02/2020

Florestas