Município encerra serviços de atendimento presencial

O Município da Penela ativou o Plano de Contingência da Propagação da Infeção humana pelo coronavírus COVID-19, que define áreas de isolamento nos diversos equipamentos municipais, estabelecendo as condições em que um colaborador ou utente com sinais ou sintomas de COVID-19 será cocado.

Esta medida surge com o objetivo de proteger a saúde de todos os que trabalham e frequentam os serviços municipais, seguindo as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS).
Nesse sentido, é recomendada a observância das "regras gerais de higiene", também válidas para a prevenção do COVID-19, referindo-se a propósito o reforço da limpeza dos espaços comuns dos vários edifícios onde a autarquia tem serviços instalados.

Para além do plano de contingência interno já em vigor para as instalações e trabalhadores do Município, que incluía já o encerramento de alguns equipamentos municipais e cumprindo o determinado pela Direção Geral de Saúde, foi decidido implementar as seguintes medidas:

• Encerramento de todos os serviços de atendimento ao público, passando o atendimento a ser exclusivamente feito por telefone ou meios digitais:
 Telefone Geral: 239 560 120
 Email Geral: cmpenela@cm-penela.pt
 Página Internet: www.cm-penela.pt
 Página de Facebook: https://www.facebook.com/municipiopenela/oficial
• Encerramento do edifício do Gabinete de Ação Social, passando o atendimento a ser exclusivarnente feito por telefone ou meios digitais:

 Telefone: 239 561 180
 Email: acao.social@cm-penela.pt
• Cemitério Municipal – Só será permitida a permanência de pessoas em caso de realização de funerais e cumprindo as medidas de proteção definidas pela DGS;
• Piscina Municipal
• Pavilhão Multiusos
• Parque Desportivo de S. Jorge
• Biblioteca Municipal Dr. António Arnaut
• Centro de Estudos de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut
• Espaço Museu da villa Romana do Rabaçal
• Posto de Turismo

Cancelamento / Adiamento de Atividades:
• Inverno Cultural;
• Comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta
• Ações de sensibilização para a prevenção de fogos florestais

Como forma de evitar deslocações aos serviços, nomeadamente para realização de pagamentos de taxas como as referentes à Ação Social Escolar (p. exemplo AAAF, CAF e refeições escolares), ou outras, os mesmos serão flexibilizados – sem prejuízo para os Munícipes/Utentes dos serviços – podendo ser adiados, nomeadamente enquanto durar este período de exceção.

Para quaisquer assuntos use o telefone ou o email!

Em articulação com o Núcleo Empresarial de Penela recomenda-se a todos os estabelecimentos comerciais e de serviços que não assegurem serviços prioritários, que ponderem o encerramento ou a restrição máxima do seu funcionamento e assegurem o cumprimento rigoroso do número máximo de pessoas em atendimento que é de 1 por cada 25 m2 de área.

O conjunto destas medidas será alvo de revisão à medida que as circunstâncias
epidemiológicas evoluírem e em função das orientações emanadas pelo Governo da República Portuguesa e pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

PEDE-SE A COMPREENSÃO E O COMPROMISSO DE TODOS!
MANTENHA-SE EM CASA!

Mais informações em: https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx