Jovens de Penela recolhem 380 litros de óleo alimentar usado

• Jovens de Penela recolhem 380 litros de óleo alimentar usado

A CerciPenela em parceria com o Municipio de Penela, promoveram no ano letivo de 2019/2020, junto dos alunos do 1º ciclo do centro escolar de Penela, Espinhal e Cumieira e do 2º e 3º ciclo do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, o projeto de Recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU).

Após varias sessões de sensibilização, conduzidas pela empresa EcoX, sediada no HIESE (Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos de Penela) que desenvolve e comercializa detergentes ecológicos, foram distribuídos pelas 23 turmas, recipientes apropriados para o efeito, estando contabilizado até fevereiro passado, a recolha de 380 litros de óleo usado.

Este projeto inovador, cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), tem como objetivo distribuir gratuitamente “oleões” a todas as casas e restaurantes do concelho, para serem recolhidos cheios pela Cercipenela e entregues à empresa EcoX que os transformar em produtos de limpeza “amigos do ambiente”, cumprindo-se o conceito de “economia circular”.

Reciclar os OAU não só ajuda a minimizar os impactos ambientais deste tipo de resíduos, mas também, ajuda a prevenir o entupimento da rede de esgotos, facilitar o tratamento de águas nas ETAR, evita a contaminação das águas residuais, preserva a saúde dos ecossistemas aquáticos e melhora o ambiente.

12/06/2020