6 em Rede – Rede Inter Municipal de Apoio à Vítima de Violência Doméstica

• 6 em Rede – Rede Inter Municipal de Apoio à Vítima de Violência Doméstica

Foi dado arranque formal ao projeto para criação de Estrutura funcional para apoio a vítimas de violência doméstica para os concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Penacova, Pampilhosa da Serra, Penela e Vila Nova de Poiares.

Foi ontem, 07 de setembro, que na Lousã se deu arranque formal ao projeto “6 em Rede” com a realização de reunião da Parceria para estabilizar todos os aspetos operacionais que permitem avançar para a criação da Rede Inter Municipal de Apoio à Vítima de Violência Doméstica. Esta parceria é composta, para além da Dueceira que se assume como entidade promotora, pelos Municípios de Lousã, de Miranda do Corvo, de Pampilhosa da Serra, de Penacova, de Penela e de Vila Nova de Poiares.

Com a presença de responsáveis políticos e técnicos das autarquias e da entidade coordenadora, Dueceira, foram tomadas as primeiras decisões que permitem a criação de uma estrutura de atendimento nos concelhos que, atuando numa lógica de trabalho em rede, se assume como facilitadora da articulação de soluções eficazes de encaminhamento e apoio às vítimas, tendo como finalidade direta proporcionar o atendimento, apoio, proteção e reencaminhamento de vítimas de violência doméstica por forma a dar respostas de proximidade no apoio e intervenção multidisciplinar e especializada às vítimas.

Aprovada no âmbito do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, concretamente na tipologia de operação 3.17 – “Instrumentos específicos de proteção das vítimas e de acompanhamento de agressores na violência doméstica” e dentro desta na esfera da Acção 3.17.1 – “Estruturas de atendimento, acompanhamento e apoio especializado a vítimas de violência doméstica e violência de género e sensibilização e produção de materiais nestas áreas”, a candidatura objetiva a criação de um gabinete que tem a característica inovadora de se operacionalizar como uma unidade itinerante de intervenção, aconselhamento, encaminhamento e atendimento personalizado a vítimas de violência doméstica, numa política de proximidade e respeito, auxiliando-as num processo de empoderamento e autodeterminação, recorrendo a uma intervenção de natureza transversal, que consagra a mobilização para os recursos locais internos e externos.

Analisando os dados de relatórios dos últimos anos, apresentados por diversas entidades públicas e privadas, acerca da temática da violência de género e/ou violência doméstica, e à luz dos acontecimentos ocorridos em Portugal no ano de 2019 e já com grande incidência neste ano de 2020 – também porventura reforçado com a atual conjuntura Covid19 -, apreende-se que o caminho a percorrer ainda é longo, em que os casos de violência doméstica constituem uma realidade social intolerável e inadmissível que este projeto pretende amenizar ou até sanar.de Apoio à Vítima de Violência Doméstica.

Fotografias da Reunião - Autoria Gonçalo Martins/Município da Lousã

09/09/2020