Miradouros

Miradouro de Chanca

O Vale do Rabaçal apresenta características muito particulares. Os seus solos são calcários, exibindo uma vegetação predominantemente rasteira, de onde se destaca a erva de Stª Maria que dá o sabor peculiar ao famoso Queijo Rabaçal. Por estas paisagens áridas facilmente se encontram rebanhos a pastar. A oliveira é também um elemento predominante nestas paragens. Ao passar no Vale do Rabaçal é indispensável uma visita às Ruínas Romanas do Rabaçal e ao Espaço Museu, assim como ao Castelo do Germanelo e à pequena aldeia de Chanca, de onde poderá desfrutar de toda a beleza do Vale.

Miradouro de Stª Maria (Cancelas)

A Serra do Espinhal oferece aos olhos de quem passa uma paisagem inigualável. Daqui se avista a bela Vila de Penela, encimada pelo seu castelo. Dependendo da altura do ano e da imensa variedade de flores e árvores que a compõem, a Serra cobre-se de tonalidades diversas que vão desde o verde, ao azul, passando pelo cor de rosa e pelo amarelo. De realçar a existência neste miradouro um característico relógio de sol.