Câmara Municipal de Penela

Espinhal

Área: 29,390 Km2
Habitantes: 894
Junta de Freguesia: Espinhal
Presidente: António José dos Santos Antunes Alves
Sede: Largo da Feira. 3230 Espinhal
Telefone: 239 559 127
Fax: 239 559 111
Web: www.jf-espinhal.pt
Email: jf-espinhal@sapo.pt
Horário de atendimento
Segunda a Sexta-feira
09h00 - 12h30
14h00 - 17h30

 

Curiosidades

Esta freguesia ocupou um lugar de destaque na História de Portugal, onde encontramos diversas referências, sobretudo devido à importância da estrada que por ali passava fazendo a ligação norte-sul.

Essa estrada foi a responsável pelo desenvolvimento da freguesia porque privilegiava as trocas comerciais, nomeadamente na feira semanal que ainda hoje se realiza.

Desde o século XVI que o Espinhal se encontra ligado a actividades como a fundição do ferro e do cobre e do fabrico do papel. Actividades estas que desempenharam um papel determinante no desenvolvimento da freguesia. O Espinhal tem também algo para contar no que se refere à passagem das tropas francesas e portuguesas pela vila durante as Invasões Francesas no séc. XIX. A importância desta vila é facilmente comprovada pela existência de várias famílias nobres e das suas residências senhoriais.

 

Locais a visitar

Um dos edifícios mais importantes da freguesia do Espinhal é a Igreja Matriz datada do séc. XVI, a qual se destaca pela sua arquitectura e pela sua escultura.

Para além das diversas habitações nobres, é imprescindível visitar as Piscinas Naturais da Louçainha, e subir ao alto da serra de Stª Maria e deslumbrar-se com as paisagens de S. João do Deserto.

 

Povoações

Bajancas Cimeiras, Bajancas Fundeiras, Cancelas, Carvalhal da Serra, Esquio, Espinhal, Fetais Cimeiros, Fojo, Louçainha, Malhada Velha, Pardieiros Fundeiros, Pessegueiro, Relvas, Silveira Pequena, Traquinai, Trilho, Tarrasteira