Câmara de Penela distribuiu gratuitamente cadernos de exercícios aos alunos do 1.º Ciclo

A Câmara Municipal de Penela já distribuiu gratuitamente os cadernos de exercícios para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da rede pública. Nas reuniões de início de ano letivo realizadas nos centros escolares de Penela, do Espinhal e da Cumeeira, os cadernos foram entregues aos 146 encarregados de educação, numa medida que integra o novo Plano Municipal de Ação Social Escolar que a autarquia aprovou em julho. O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nogueira dos Santos, destaca que esta é uma medida “que pretende apoiar as famílias e suavizar o impacto do início do ano letivo no orçamento familiar”.

A Câmara Municipal de Penela decidiu elaborar um Plano Municipal de Ação Social Escolar para o ano letivo 2023/2024, com a medida de destaque a ser a oferta, pela primeira vez, dos cadernos de exercícios aos alunos do 1º, 2º, 3º e 4º anos que frequentam a rede pública no concelho de Penela. A medida abrangeu, até ao momento, 146 crianças que já receberam os cadernos de exercícios: 74 que estudam em Penela; 49 no Espinhal; e 23 na Cumeeira.

O presidente da Câmara Municipal de Penela para “apoiar as famílias e suavizar o impacto do início do ano letivo no orçamento familiar”. Eduardo Nogueira dos Santos garante que este é o início de um plano mais abrangente que, paulatinamente, pretende implementar. “Dentro das possibilidades do orçamento da Câmara Municipal vamos todos os anos analisar um conjunto de apoios que queremos implementar para apoiar as famílias que têm crianças e jovens a estudar no concelho de Penela”, salienta o autarca.

O novo Plano Municipal de Ação Social Escolar de Penela, que teve parecer favorável de todos os membros do Conselho Municipal de Educação, para além de estabelecer que a autarquia adquira e distribua gratuitamente os cadernos de exercícios, prevê, também, a continuidade de oferta do leite escolar para as crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo; o serviço de prolongamento de horário das Atividades de Animação e de Apoio à Família (pré-escolar) e Componente de Apoio à Família (CAF) disponibilizados pelo município, bem como as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC); o serviço de refeições escolares fornecido do pré-escolar ao 3º Ciclo; um apoio nas visitas de estudo; o programa das Férias Desportivas de Verão; e o programa de adaptação ao meio aquático, previsto para o próximo ano letivo depois de concluídas as obras de requalificação da Piscina Municipal.

22/09/2023